Em 2016, não faltaram campanhas publicitárias que fizeram o consumidor parar por alguns minutos e refletir.
Emocionais, belos, tocantes, profundos, provocadores: vídeos que colocaram o espectador para pensar – e sentir.
Ao saírem do lugar comum e do óbvio, eles provocaram um debate necessário.
Brasil, Estados Unidos, China, França, Singapura, Ucrânia, Noruega: as melhores do ano vêm de todos os cantos do mundo.
Confira, a seguir, a retrospectiva de EXAME.com com 20 das melhores campanhas do tipo em 2016.
Campanha: Ministério Público de São Paulo
O quadro “Rosa e Azul”, do pintor francês Auguste Renoir, é um dos mais famosos e queridos do Museu de Arte de São Paulo, o Masp. A pintura de 1881 traz as meninas Alice e Elisabeth Cahen d’Anvers. Os turistas sempre param para tirar uma foto do quadro. Uma campanha do Ministério aproveitou a popularidade da obra em sua campanha sobre crianças desaparecidas. No vídeo, uma das meninas desaparece da pintura. Ao lado do efeito visual, depoimentos emocionantes de mães de crianças desaparecidas.
Campanha: IKEA
Uma loja da IKEA na Noruega resolveu recriar uma casa síria no meio de sua loja. Os clientes, indo até a loja para decorar a sua casa dos sonhos, se deparavam com a dura realidade de destruição e morte da Síria em meio a uma guerra civil. A casa da IKEA reproduziu fielmente uma casa real localizada em Damasco. O projeto, em parceria com a Cruz Vermelha, foi a maneira da marca de chamar a atenção para a gravidade do conflito.
25m2 SYRIA from POL on Vimeo.
Campanha: PETA França
Na França, a organização PETA, de defesa dos animais, criou uma campanha um tanto gráfica e chocante para falar contra bolsas, roupas e acessórios feitos de couro. No vídeo, a organização criou uma loja falsa chamada “The Leather Work”, apenas vendendo itens de couro animal – couro falso, diga-se. A loja ficava no CentralWorld, um importante ponto de comério de Bangkok, na Tailândia. As reações dos curiosos foram de espanto, medo e nojo. Ao abrir as bolsas, as pessoas encontravam “sangue, tripas e coração” – tudo falso, mas bem realista. Foi a maneira de mostrar às pessoas o avesso do couro.
Campanha: Momondo e AncestryDNA
Em um mundo de nacionalismos e preconceitos com etnias, países e religiões, como seria se descobríssemos nossas verdadeiras origens via DNA? Na campanha do site de viagens Momondo, em parceria com a AncestryDNA, pessoas foram às lágrimas ao descobrirem ter origens que nunca imaginaram. Todo tipo de preconceito caiu por terra.
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